sábado, 9 de maio de 2009

Nosso inventário

Alguns pontos observados:

Ver é diferente de olhar.

Ver: Maneira ingênua de captar com os olhos, qualquer pessoa que possui a capacidade de enxergar é capaz de ver, sem se ater aos detalhes, de forma mecânica.

Olhar é uma maneira apurada de enxergar detalhes e fazer relações de sentido considerando os aspectos formais (cor, luz, forma, gestalt, disposição e contexto) que constitui o campo visual.

Apropriação de um vocabulário específico para tratar das questões da ordem (RsRsRsRs) dos conceitos artísticos.

A compreensão de uma estrutura de um pensamento com características do Séc XIX, que ficou muito forte e presente até a atualidade, considerando que o Brasil foi colônia e herdou uma cultura imposta por nossos colonizadores, pulando da fase da “barbárie” para a estrutura neoclássica. Na tentativa de amenizar as lacunas que ficaram neste processo “aceitamos” esta estrutura como base de pensamento trazendo uma certa “segurança” para a elite cultural.

O pensamento cartesiano colocou uma ordem de estrutura das coisas que dava uma falsa sensação de perfeição, e esta estrutura ficou firmada como adequada até a atualidade.

Com estes indicadores percebemos que hoje esta estrutura está presente em nosso cotidiano, porém nosso olhar ingênuo não se dava conta disto.

Exemplos:

  • Nossa atitude enquanto grupo, foi em muitos momentos de receptores, nos colocando na posição de quem espera ser guiado e apresentado a modelos;
  • A perplexidade das pessoas quando apresentadas a abordagem fenomenológica que rompe com a estrutura cartesiana a que estão habituadas;
  • Isto ficou claro quando solicitadas a analisar as obras, repetimos convictamente de forma automática a estrutura apresentada pelo formador;
  • A composição do campo visual nas cenas dos filmes analisados muitas vezes era deixada em segundo plano, com uma narrativa focada no enredo da obra, ou quando a narrativa da estrutura apresentada não se apoiava nas imagens ficando apenas no discurso verbal.
  • O desconhecimento da presença da estrutura do Séc. XIX no noticiário da rede globo que é líder de audiência;
  • Quando não conseguimos nos desvincular da educação bancária com professores depositários de conhecimento esperando que os formadores deste curso nos trouxessem todas as respostas prontas e as fórmulas mágicas renegando o processo de construção coletiva e a reflexão seja individual ou no grupo.

Autoria: Derany, Grace e Neylimarcia.

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