sexta-feira, 15 de maio de 2009

Sintese da leitura do Texto: Sobre a Arte e Arte

Glebeson Agrício Barbosa, é formado em Artes visuais, com especialização em História da Arte. Atualmente faz parte do grupo de estudos de Artesa Plásticas no Ateliê 'L´Observatório Figuralle".

As grandes coisas exigem silêncio, ou que dela falemos com grandeza. No que concerne a Arte é preciso experienciar de forma subjetiva, única e própria. O silêncio é o espaço entre a criação e o criador, a conexão que se estabelece entre ambos para que haja o espaço da expressão, do entendimento.
Arte está para muito além da linguagem, do código. Nos comunicamos para estabelecer pontes uns com os outros, a Arte é a experiência “viva de viver” talvez para transfigurar, para ir além de si mesmo, é o estado máximo de contemplação de si mesmo.
É preciso adquirir asas, é preciso se permitir voar, romper, ir além, é essa conexão que o movimento vivo da Arte impele o artista.
Por que estudar a história da Arte parece tão distante e enfadonho? A arte é a reinterpretação da vida.
Arte = força- inerente ao homem
Arte= objeto- material, fruto dessa força
História- aprendemos o passado para entender o presente e o futuro.
Arte- mesmo a História da Arte, ao ser estudada do ponto de vista teórico, acadêmico, erudito não nos faria entender a Arte em sua essência.
Para entender o estudo da Arte é preciso compreender a sua essência motriz de tornar a vida algo que ela é, além do código, da erudição, de sua linha histórica. Para entender a Arte é preciso compreender o silêncio, é preciso também estar em estado de contemplação.

Autoras: Grace Luciana e Neylimarcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário