sexta-feira, 15 de maio de 2009

Elis- uma intérprete imortal

O médico precisa de distanciamento do indivíduo para conseguir operar de forma profissional.
Para analisar uma obra também precisamos de certo distanciamento assim como clareza de alguns elementos artísticos específicos desta área de conhecimento.
Ficaria difícil analisar as obras de Elis Regina sem um certo distanciamento pois sua interpretação nos leva imediatamente a um processo empático nos qual somos levados a sentir o que sua expressão e sua voz nos transmite, chegamos a nos sentir solidários ao sentimento que ela passa em sua performance.
Existe um investimento intenso na interpretação da poesia e da letra.
Ela tem o domínio completo dos elementos cênicos artísticos, isso faz com que ela própria se transforme no universo artístico, pois o público responde imediatamente a essa experiência artística.
Com sua arte e domínio das técnicas vocais ela nos convida a se conectar a sua canção, compartilhando dos sentimentos ali descritos. Essa transmutação nos faz romper a barreira do que é obra e criador, deixarmos de ser expectadores para recriarmos a dor descrita.

Atrás da Porta
Chico Buarque
Composição: Francis Hime/Chico Buarque


Quando olhaste bem nos olhos meus
E o teu olhar era de adeus
Juro que não acreditei, eu te estranhei
Me debrucei sobre teu corpo e duvidei
E me arrastei e te arranhei
E me agarrei nos teus cabelos
Nos teu peito, teu pijamaNos teus pés ao pé da cama
Sem carinho, sem coberta
No tapete atrás da porta
Reclamei baixinho
Dei pra maldizer o nosso lar
Pra sujar teu nome, te humilhar
E me vingar a qualquer preço
Te adorando pelo avesso
Pra mostrar que ainda sou tua

A interpretação dessa gauchinha nos faz odiar, uma pessoa que não conhecemos. E não conhecemos mesmo? A arte imita a vida ou a vida imita a Arte?
Elis desde que ganhou o primeiro festival de MPB em 1965 inaugurou uma nova forma de interpretação musical e com ela muitos nomes da MPB ficaram conhecidos, ela imortalizou a música de uma forma tão pessoal, que até hoje, o fenômeno Elis Regina ultrapassa as barreiras do tempo e ainda hoje surpreende e comove quem de sua arte experiencia , essa cantora de técnica impecável e com uma interpretação única mudou o cenário artístico brasileiro.
Autoras: Grace Luciana e Neylimarcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário