Existe uma luz em perpendicular que entra pelo primeiro quadrante passa pelo chapéu, brincos, boca, lágrima, documento, livro e termina no baú entreaberto que conduz nosso olhar na obra.
A postura da mulher voltada para dentro indica introspecção ignorando o universo externo.
Na estética das pinturas do Sec XIX, o campo visual era dividido em duas partes: uma superior e outra inferior, que se subdividem em direita e esquerda, compondo quatro quadrantes, sendo os superiores representantes do discurso sagrado (maior valor) e os inferiores do discurso do profano (menor valor) lidos segundo a ordem decrescente de gradação de valor, da esquerda para a direita, de cima para baixo.
Primeiro quadrante: Luz perpendicular fria, cores frias,imagem de chapéu masculino representando a superioridade masculina e a presença de uma ausência.
A postura da mulher voltada para dentro indica introspecção ignorando o universo externo.
As cores da casa, do local se harmonizam com os tons de pele da mulher mostrando que ela pertence a este local.
Esta obra de Almeida Júnior tem a estrutura padrão do século XIX porém ele transgride quando mostra o sofrimento e os sentimentos de uma mulher simples. Nesta época as emoções não eram retratadas e ele valoriza os sentimentos de uma classe social que não pertence à elite.
Na estética das pinturas do Sec XIX, o campo visual era dividido em duas partes: uma superior e outra inferior, que se subdividem em direita e esquerda, compondo quatro quadrantes, sendo os superiores representantes do discurso sagrado (maior valor) e os inferiores do discurso do profano (menor valor) lidos segundo a ordem decrescente de gradação de valor, da esquerda para a direita, de cima para baixo.
Primeiro quadrante: Luz perpendicular fria, cores frias,imagem de chapéu masculino representando a superioridade masculina e a presença de uma ausência.
Segundo quadrante: Imagem de uma mulher apoiada na janela, posição do corpo torcida dando a idéia de fragilidade. Existem indícios de aliança no dedo médio da mão esquerda, a mulher veste roupas e bijuterias na cor preta sendo um símbolo de tristeza ou viuvez. Demonstra uma abatimento na face com lágrima no olhar, cabelo desalinhado, dando a idéia de que se esqueceu dela mesma, idéia de desespero com a boca coberta parece conter um sentimento sufocado. Carta ou documento na mão remetendo a lembranças.
Quarto quadrante: O baú entreaberto parece guardar roupas dando a idéia de algo não concluído. Livro sobre o baú coberto por um xale branco, o símbolo livro indica o poder de leitura do universo masculino.
Autoria: Derany, Grace e Neylimarcia.
Pintura belíssima
ResponderExcluirDe fato uma pintura belíssima.A leitura da obra ficou perfeita,todos os detalhes foram descritos de maneira excepcionalmente clara.Estão de parabéns.
ExcluirGostaria de saber se essa pintura ''representa'' o naturalismo ou o realismo?
ResponderExcluirBela interpretação.
ResponderExcluirEstive na Pinacoteca, me emocionou muito ao ver esta pintura, fui surpreendido pelo nome:"SAUDADE" ! Conjunto perfeito !
ResponderExcluirQuando eu vi este quadro na Pinacoteca,tive uma sensação de tristesa muito grande,
ResponderExcluirOlá! Muito obrigado pelas informações, mas gostaria de saber o significado sentimental desta obra...pode me explicar, por favor?
ResponderExcluirAbraço!
Explendidamente maguinofico essa obra
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